9 de fevereiro de 2010

Espanto? Porque?

Detesto, odeio, repugno, altero-me quando me fazem uma cara de peixe cagoto de boca aberta sempre que afirmo ser Portuguesa quando me perguntam pela minha nacionalidade em terras estrangeiras, seja no meio académico ou no meio social.
Desatino. Não acho graça nenhuma a esse ar de espanto.
Para quê esse espanto? Disse alguma asneira? Não posso ser Portuguesa? Why? Não poderia estar aqui, falar aqui porque sou Portuguesa?
Que significado hei de atribuir a este espanto? A essa "cara de palhaço"? Desculpem, odeio ser agressiva, nem gosto de ofender ninguém, mas não gosto de provocar espanto como se eu fosse um caso anormal da realidade Portuguesa.
Porque raio não poderia eu estar fora do país a investigar? porque raio não poderia falar fluentemente 3 línguas e entender perfeitamente mais 2? Porquê? porque sou Portuguesa?? E? Será que tenho de aparentar marroquina, ter cabelo preto, limpar as escadas do prédio como ambição máxima profissional e quiçã ter bigode e pêlos debaixo dos braços para ser fiel ao protótipo da mulher Portuguesa?
Mas em que mundo vivemos? ou melhor, em que era?
Fico possessa, fico alterada, perco mesmo o Norte quando me deparo com situações destas.
Mas por outro lado, fico com semelhante gana, que luto com mais garra e mais força para ser mais e melhor que essa "gente" que sempre teve as oportunidades à mão de semear, e isto, só por ter nascido "num país civilizado" (se querem um cliché, eu tb tenho o meu).
Acho tudo isto ridículo no mínimo, para não dizer mais....

Sem comentários:

Enviar um comentário