13 de maio de 2010

Maternidade: troca de amores?


Esta coisa da maternidade tem muito que se lhe diga.
Sempre desejei ser mãe, e já houve fases da minha vida em que me desesperei por não ser mãe. Achava que não tinha sido escolhida, que não tinha tido sorte, mas hoje apercebo-me de que a maternidade, mais do que um "chamamento", é encarada como sendo "aquela" compensação afectiva que nos falta na vida.
Evidente que ser mãe deve ser a melhor coisa deste mundo (ou uma delas, vá) e ainda não perdi a esperança, mas confesso que tenho algumas reservas a este respeito e passo a explicar porquê.
Antes de termos um filho, morremos de amores por "Aquela" pessoa, aquela que, à partida, será a nossa vítima para procriar (gosto tanto de falar assim, porque há mulheres que pensam mesmo assim, sendo muito realista) e depois de engravidar, esse amor desaparece, assim do nada como se fosse engolido pela semente que cresce e habita em nós.
Reparem bem no discurso das grávidas. Antes da gravidez, só falam em amor, love, love, love. Mal engravidam, tunga, o discurso vira logo, assim, abruptamente do nada. Os pensamentos, os desejos, as atitudes do dia a dia, os sonhos, os pequenos aís e uis são canalizados para o bébé que aí vem. Falam, vivem, pensam, sentem em função do futuro rebento, desse bébé que ainda não nasceu, por isso, imagina-se o pior quando o rebento estiver cá fora!
Mas então, e o amor eterno e avassalador, aquele que nos tirava o sono, aquele que era o centro do nosso mundo e sem o qual não podíamos (sobre)viver? Cá dê? Evaporou-se? Passou para segundo plano?
Confesso que esta substituição de amores faz-me confusão. Muita. Egocêntrica e possessiva como eu sou, não sei se me apetece fazer "a troca". Acho que o primeiro amor preenche-me muito, demasiado e não sei se serei capaz de lidar com esta substituição de afectos, isto sendo a mais sincera deste mundo, e se calhar a mais básica também.
A verdade é que olho em meu redor e o que vejo é isto mesmo: uma substituição de amores. A história repete-se vezes sem fim: um homem e uma mulher apaixonam-se, sonham de imediato em ter o (seu) rebento, aquele que será fruto do seu amor, mas mal chega o rebento, esse amor originário deixa de fazer (tanto) sentido.
Será que alguém me pode deixar aqui um relato mais equilibrado da coisa? Adorova. Sinceramente para poder ter assim uma pequena esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário