10 de janeiro de 2010

A beleza feminina: quo vadis?

A beleza feminina: o que significa? qual o seu valor? como defini-la? que critérios usar para lhe dar um nome, um valor, um significado?
Há muito que me sinto revoltada com essa leitura rápida que se faz das mulheres. Somos todas julgadas pela nossa aparência física e pouco mais. Somos boas, se formos um "avião". Se formos magras, e se vestirmos à Vamp.
Eu sempre fui julgada pela minha aparência demasiado redonda para não dizer gorda.
Sempre me julgaram e avaliaram pela minha insípida forma de vestir. Nunca tive boa auto-estima por isso e hoje sei que isso há de me acompanhar até ao final dos meus dias.
Hei de ser sempre a feia que se esforça a ter graça, a gorda que se mata no ginásio e a plebeia que se estreia sem sucesso na arte de vestir. Sei que sou tudo isso e é assim que me sinto.
E depois perguntam-me porque tenho pouca auto-estima e eu respondo: porque é assim que me olham e é assim que me sinto: feia, a roçar a banalidade. Se sou assim, que seja, mas não é preciso apontar do dedo, pois não? Beleza para mim é muito mais que um físico ou uma roupa, mas sei que sou uma tonta no mundo de gente pragmática e inteligente.
Porque raio não nasci magra e vamp?Talvez tivesse tido melhor sorte.

4 comentários:

  1. Gaija: aí por casa deves ter daqueles espelhos de feira, sabes quais são? daqueles que deformam a imagem... Tu picas-te ou quê?
    Tu és LINDA mulher! Linda e poderosa. Vá, toca a limpar essa imagem totalmente deturpada de ti mesma e acredita mais em TI e nas tuas capacidades e valor!
    Ah: e caga nos olhares dos outros e centra-te num certo "olhar", o único que verdadeiramente interessa...

    ResponderEliminar
  2. Tens razão quando dizes que é assim que te sentes, é aí que está o mal.
    Não é isso que deves sentir, porque não é assim que se passa... tu olhas para ti assim e achas que os outros também te olham da mesma forma,... Quando conseguires dar a volta a essa auto-estima de negativo para positivo, logo vês que os outros te olham de outra maneira... Há sempre os invejosos os que sentem a tua fraqueza e aproveitam para passar para ti a frustração deles, mas esses não contam.

    Tu és bonita por fora e linda por dentro aprende a olhar para ti com outros olhos e irás perceber
    o quanto és bonita

    Amiga, sê positiva !!!

    Mil Jokas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada às duas. Eu sei que têm razão...
    Obrigada.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olha eu nasci magra e nem por isso a minha auto-estima é melhor :(

    beijinhos

    ResponderEliminar