Costuma-se dizer que "nunca é tarde demais" e eu pergunto: será mesmo assim?
Sei que os ditados populares têm muito de sabedoria, e que essa - a sabedoria - ninguém a substitui, mas será mesmo assim?
Acredito que haja conquistas que nunca vêm tarde demais: nunca é tarde para se amar, para se mudar, para se cuidar, para se instruir, mas sejamos realistas e saibamos aceitar que o percurso de quem toma determinados passos numa idade mais avançada não poderá nunca vivê-los e rentabilizá-los como quem os teria tomado na hora certa, se é que há hora certa.
A verdade é que o que existe são percursos, e cada percurso é único.
Nem sempre "a experiência acumulada" é sinónimo de maior felicidade ou de maior realização pessoal ou profissional. E isto porque muitas das (nossas) experiências são dolorosas, e complicadas (usando um eufemismo) de superar e é difícil senão mesmo impossível fazer de conta que elas não existiram, para o bem ou para o mal.
Ser positivo será porventura a resposta ao desafio das experiências acumuladas, mas há dias em que nem a melhor vontade deste mundo resolve a inércia que se apodera de nós, sem razão aparente, só porque falhamos algures num percurso que queríamos que tivesse sido diferente.
Por isso, não sei, será que nunca é tarde mesmo para se viver em plenitude, sem ressentimentos, sem alguma amargura ou saudosismo (ridículo) do passado que falhamos em algum momento?
Um dia feliz, outro cheia de dúvidas, outro desiludida, outro apaixonada, outro reticente..
ResponderEliminartantas emoções, tantas dúvidas...
Somos todos assim, temos é que olhar em frente e continuar aproveitando as coisas boas que temos,
abusa da paixão, abusa do que é bom e desvaloriza o que é menos interessante.
Kisses enjoy the week end...
da amiga "velhota" que tem além destas crises que acima refiro o facto de ter mais uns aninhos... e continuo sempre a valorizar o bom !!!
Olá Teresa,
ResponderEliminarEstas dúvidas não são bem minhas. Já foram minhas, mas por acaso não são.
Escrevi isto porque sei que há pessoas que estão a passar por isto e sei que este sentimento é real durante muito tempo, sobretudo depois de uma tempestade.
Beijinhos e obrigada, pois vou aproveitar e muito.
ps.velhota?????? ai!