3 de setembro de 2010

Problema de Expressão


Problema de expressão. Não, não me refiro àquela linda música portuguesa que toda a gente conhece. Falo de um problema que me acompanha desde sempre. Desde que sou pequena e hoje nada mudou. Este problema consiste basicamente nesta minha incapacidade em acompanhar, por escrito, a velocidade com que um raciocínio se processa no interior da minha cabeça. A situação processa-se da seguinte forma: eu contacto com um determinado número de factos, factos estes que se encadeiam instantaneamente dentro da minha cabeça segundo uma ordem, no meu entender lógica, que no final do processo produz um determinado resultado ou determinada evidência. Facto é que, para eu explicar este encadeamento aos outros de modo a que esse racicínio se torne perceptível a todos, terei de descrever minuciosamente cada um dos passos do meu raciocínio por escrito, e isso, meus amigos, leva-me muito mais tempo e aborrece-me porque não me dão tempo para terminar a escrita do raciocínio, interrompendo-me a meio da mesma, colocando-me dúvidas. E eu fico lixada. Na verdade queria que fosse óbvio para todos, mas não o é. Ou pelo menos queria que me dessem um pouco mais de tempo para escrever em vez de me bombardearem com perguntas a meio do processo. Assim, tenho de parar, explicar novamente por palavras para me darem autorização para continuar com a escrita. Conclusão: perdi mais tempo ainda. E isto acontece porque o processo da escrita é muito mais demorado do que o processo do raciocínio. A isto eu chamo "problema de expressão". Nunca vos aconteceu? Aposto que sim. Isto é lixado, não acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário