23 de julho de 2010

Primeiro Balanço


Estou quase (partida partida só em Setembro) de partida de Bruxelas, local onde permaneci durante 3 anos. Cheguei cá com um punhado de sonhos; hoje são poucos os que levo de regresso a casa. Foram 3 anos simultaneamente longos e curtos; simultaneamente dolorosos e saborosos. Aqui aprendi a ser eu, enfrentando a realidade tal como ela é. Aqui aprendi que somos todos iguais e que são as "oportunidades" e "os recursos" que fazem a "diferença" entre nós e eles. Nada mais.
Aqui aprendi a dar, sem forçosamente receber, aprendi a chorar pela angústia de estar só perante os desafios mas também aprendi a secar as lágrimas antes de elas cairem. Aqui aprendi a gostar de mim como nunca tinha gostado, tomei real noção dos meus defeitos, das minhas fraquezas. Aprendi a valorizar as minhas qualidades e a valorizar as minhas capacidades. Aqui aprendi a ser uma mulher com "génio", aprendi a lutar com garra e determinação, aprendi a seguir os caminhos mais dificeis sem vacilar: assumi a minha diferença.
Aqui aprendi a ser respeitada, aprendi a ser perspicaz, aprendi a defender-me das agressões dos outros, antecipando as jogadas. Aqui aprendi a ser firme nas minhas decisões, nas minhas opções de vida e de trabalho. Aqui aprendi a valorizar Portugal, aprendi a amar como nunca amei, aprendi a ver os outros de igual para igual, colocando-me finalmente à altura dos restantes. Aqui eu cresci. Daqui levo as minhas cicatrizes, as recordações de momentos de grande dor, de grande angústia mas tb de grande alegria e felicidade. Aqui aprendi a dizer que sou feliz. Aqui aprendi a ser amigo, sendo exigente e firme sem nunca falhar com a minha presença e ajuda. Aqui aprendi a ter orgulho de ser Portuguesa e de ser quem sou, com a minha (imperfeita) trajectória de vida, pautada por perdas e desilusões. Hoje sinto uma paz e uma serenidade que são apenas minhas. Hoje sinto (algum) cansaço, sinto o rasgar da carne pelo esforço e sacrifício acumulados, mas hoje, sei que valeu a pena pois eu regresso a Portugal e não sou a mesma. Sou eu, mas em bem melhor. Regresso com a certeza de que a caminhada continua e que cada passo dado em frente, é caminho conquistado.

Sem comentários:

Enviar um comentário