30 de julho de 2010

Douceur de Vivre





Simplesmente. Amanhã vou ligar ao fio terra e gozar 2 semanas de descanso.
Pura magia and nothing else.

No silêncio da noite

António Feio: 1954-2010

Porque há pessoas que partem no calar da noite, em silêncio, deixando apenas uma memória, boa e agradável, no seu rasto. Porque há pessoas que partem cedo demais. Porque a vida é feita de encontros e de partidas, dolorosas. Porque a vida é assim. Porque a vida tem de ser saboreada até ao fim, a cada segundo.

29 de julho de 2010

Matter of fact


I did run away, but you did follow me.

Back to real life!


Estou de regresso e precisei de uns dias para recuperar do choque que tem sido regressar à base, e quando digo regressar à base, digo lidar de novo com a mesquinhez do mundo do trabalho. Já não me lembrava como isso era, e digo-vos, é mau, muito mau. Há tanta mas tanta mesquinhez, tanta inveja e até mete dó. Estive um dia em estado de choque, sem falar, em reclusão, garregando o peso do mundo às costas.
Porque há gente que nasceu para serem rica, sempre bem sucedida, e bajolada e eu não suporto estas poses e estas atitudes de merd@. E pronto, hoje mais ou menos refeita, mentalizando-me para o pior e com uma enorme vontade de vencer este novo desafio. Porque lá no fundo, lá no fundo, o que eu queria mesmo é que me ignorassem, mas isso é coisa que não sabem, não querem e não podem fazer porque a inveja e a ganância falam sempre mais alto. Ai...nunca se pode ter o melhor dos dois mundos e em Outubro começa uma nova guerra. e eu terei de ter muita mas muita paciência senão paro ao manicómio.

24 de julho de 2010

Faltam 24 h



Para estar em casa.

23 de julho de 2010

E por causa das cócegas...




Hoje vou jantar aqui a esta cidade muito bonita chamada Gent.

Primeiro Balanço


Estou quase (partida partida só em Setembro) de partida de Bruxelas, local onde permaneci durante 3 anos. Cheguei cá com um punhado de sonhos; hoje são poucos os que levo de regresso a casa. Foram 3 anos simultaneamente longos e curtos; simultaneamente dolorosos e saborosos. Aqui aprendi a ser eu, enfrentando a realidade tal como ela é. Aqui aprendi que somos todos iguais e que são as "oportunidades" e "os recursos" que fazem a "diferença" entre nós e eles. Nada mais.
Aqui aprendi a dar, sem forçosamente receber, aprendi a chorar pela angústia de estar só perante os desafios mas também aprendi a secar as lágrimas antes de elas cairem. Aqui aprendi a gostar de mim como nunca tinha gostado, tomei real noção dos meus defeitos, das minhas fraquezas. Aprendi a valorizar as minhas qualidades e a valorizar as minhas capacidades. Aqui aprendi a ser uma mulher com "génio", aprendi a lutar com garra e determinação, aprendi a seguir os caminhos mais dificeis sem vacilar: assumi a minha diferença.
Aqui aprendi a ser respeitada, aprendi a ser perspicaz, aprendi a defender-me das agressões dos outros, antecipando as jogadas. Aqui aprendi a ser firme nas minhas decisões, nas minhas opções de vida e de trabalho. Aqui aprendi a valorizar Portugal, aprendi a amar como nunca amei, aprendi a ver os outros de igual para igual, colocando-me finalmente à altura dos restantes. Aqui eu cresci. Daqui levo as minhas cicatrizes, as recordações de momentos de grande dor, de grande angústia mas tb de grande alegria e felicidade. Aqui aprendi a dizer que sou feliz. Aqui aprendi a ser amigo, sendo exigente e firme sem nunca falhar com a minha presença e ajuda. Aqui aprendi a ter orgulho de ser Portuguesa e de ser quem sou, com a minha (imperfeita) trajectória de vida, pautada por perdas e desilusões. Hoje sinto uma paz e uma serenidade que são apenas minhas. Hoje sinto (algum) cansaço, sinto o rasgar da carne pelo esforço e sacrifício acumulados, mas hoje, sei que valeu a pena pois eu regresso a Portugal e não sou a mesma. Sou eu, mas em bem melhor. Regresso com a certeza de que a caminhada continua e que cada passo dado em frente, é caminho conquistado.

22 de julho de 2010

2 days to go

Almost there.

21 de julho de 2010

Dia Nacional da Bélgica



E hoje celebra-se o dia nacional da Bélgica, um dia deveras peculiar para um país dividido em dois, e em constante crise política. A verdade é que nas ruas vendiam-se sobretudo batatas fritas e pouco mais. A artificialidade identitária existe mas a vontade de continuar juntos tb. País deveras peculiar.

Às vezes sinto-me assim...


Tenho dias.

20 de julho de 2010

........


Theories??? no more.

Férias


Onde "estais"?

Cúmulo dos cúmulos

É ser confrontada com a tarefa herculeana de redigir um relatório científico em português e ter de pensar 3, 4 e 5 vezes antes de escrever e ter de reler 10 vezes o que escrevi para me certificar da correcção do uso das palavras. Isto para mim é o cúmulo do cansaço e a derradeira consequência de ter de usar o inglês e francês para tudo. Não acho isto normal e ainda bem que isto está a acabar porque está a dar cabo de mim. Ponto.

18 de julho de 2010

Love Cooking



Com tempo, e especialmente doces.

Sentimentos e Memórias

Os sentimentos podem mudar mas as memórias não.
Os sentimentos que registamos face a determinados momentos passados da nossa vida podem-se modificar, mas os factos, as circunstâncias que deram vida a esses momentos, não mudam nem mudarão nunca. A interpretação que possamos dar a uma determinada situação vivenciada por nós ou por outrém depende muito de nós, da nossa evolução como pessoa humana, mas a ocorrência objectiva e inultrapassável desses factos passados, não, pois, eles existiram e nada os poderá modificar.

Home Sweet Home


7 dias para regressar e 15 para entrar de férias. Quuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuase!

16 de julho de 2010

Be aware


(...)

Vidas Simples



Eu sei que ninguém é melhor que ninguém e que cada um tem a sua caminhada, mas mesmo assim, como eu invejo aquelas pessoas, poucas, cada vez mais raras, que conseguiram e conseguem ter vidas simples, lineares e preenchidas. Que inveja.

15 de julho de 2010

Depois há dias...

Depois há dias em que penso, como consegui ficar longe de ti este tempo todo? como? só uma grande vontade. Uma vontade imensa de ir além, mas contigo no pensamento. Sempre.

Sim?


Sim.

Almost there!


10 days to go!

13 de julho de 2010

Sem tempo



Sem tempo para cá vir. Muito trabalho. Prazos a cumprir e tem de ser tudo a bulir. "Tomorrow", I'll be back.

9 de julho de 2010

A vida no seu melhor


Porque a vida acontece todos os dias, porque o amanhã nunca será igual a ontem, porque os projectos nascem num segundo e precisam apenas de 1 minuto para se tornarem realidade. Porque hoje dói e amanhã não. Porque hoje tenho frio e amanhã calor. Porque o amor acontece quando menos se espera e porque a esperança e o sonho andam de maõs dadas. Porque o inesperado e o imprevisível fazem a eternidade acontecer. Porque a felicidade é uma construção, o amor uma inspiração e a vida um poço sem fundo. Porque hoje estou viva e não sei. A vida é simplesmente isto.

8 de julho de 2010

Verdades Absolutas



Ora vamos lá voltar às verdades absolutas porque nunca são demais.

7 de julho de 2010

6 de julho de 2010

Me and my Dog Boogie


Costuma-se dizer que os animais absorvem a personalidade do dono que lhe é mais próximo e eu confirmo. Eu tive uma cadela ao longo de 9 anos que absorveu completamente a minha personalidade até aos mais pequenos pormenores. Quem a conheceu sabe que é verdade, aliás, eu nunca fui apologista dessa teoria que me queriam vender precisamente por causa das nossas semelhanças. Hoje acho que é um pouco verdade pois era impressionante observar as suas atitudes e reacções face a determinados estímulos e circunstâncias. Desde o andar à pose e à meiguice. Quando ela morreu, de uma forma tão inesperada e violenta, foi um choque. Senti que morri um pouco por dentro, como se parte de mim tivesse partido para sempre. Nunca me esquecerei daqueles olhos, daquelas lambidelas e daquela companhia. Nunca terei outro cão igual a ela. Nunca. Os cães são uns animais fantásticos. Verdadeiramente únicos.

5 de julho de 2010

Saudades....


Da areia por entre os dedos dos pés.

Evidências


Não diria melhor.

Singela pergunta

Ainda hão de me explicar o porquê do espanto pelo facto do Ronaldo ter sido pai???? Fazer um filho é o que há de mais fácil neste mundo, sobretudo quando não faltam pretendentes, quando se tem muito dinheiro e uma avó que possa cuidar do filho a tempo inteiro. Isto não significa que ele será um bom pai, mas apenas que ele é pai. Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos. Até lá, esperemos que a chegada deste filho, desejado ou não, o ajude a alcançar maior estabilidade emocional e que seja feliz, porque isso é seguramente o mais importante de todo este filme cor de rosa.

Orgulho e Tristeza


Orgulho é uma palavra bonita que gosto de empregar quando me refiro à actividade profissional que eu desenvolvo e em relação às pessoas que me rodeiam e amo. Sentir orgulho pelo que faço é aquilo que me ajuda a caminhar mesmo quando o caminho é longo, penoso porque tortuoso e solitário. Contudo, tristeza é o que eu sinto quando sei (há muito, aliás desde sempre) que quem me rodeia não faz a mesma apreciação. As pessoas em geral, sejam elas próximas ou não, não partilham do meu entusiasmo e minimizam (sempre) as minhas conquistas, por mais pequenas (desde logo ridículas) que sejam. É uma pena, direi mesmo uma grande tristeza. Mesmo assim, eu continuo a gostar do que faço e não trocaria esta actividade por nada deste mundo, mesmo sabendo que estou só neste sonho e nesta caminhada.

4 de julho de 2010

Saudades do Mar


Saudades de poder ir à praia, de vestir um biquini e curtir o sol, o som do mar, o frio da água. Faltam 26 dias para que isso volte a acontecer. Está quase.

Verão


E por cá, o verão veio para ficar. Muito calor. Muita esplanada na rua. O verão sabe mesmo bem.

3 de julho de 2010

Próxima Paragem








Pousada de Portugal em Bragança. Agosto, em pleno calor. Eh, eh! Até lá, falta mais de um mês de trabalho...